sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bolo de limão siciliano e amêndoas (Swedish Visiting Cake)


Acho que foi lá pelo começo deste ano que vi vários blogs de foodies reproduzirem esta receita - o Swedish Visiting Cake da Dorie Greenspan. Devo dizer que a primeira vez que vi - em fotos infinitamente superiores às minhas - me apaixonei pelo bolo e desejei fazê-lo o mais rápido possível. Infelizmente não encontrei as amêndoas fatiadas em nenhum lugar aonde moro, então ontem tomei vergonha na cara e cortei as amêndoas de qualquer jeito, só pra experimentar de uma vez o bendito bolo! :D

O bolo em si é muito bom - um sabor diferente do que estou acostumada. Achava que o sabor limão siciliano seria mais sutil, mas ele acaba sendo bem pronunciado no bolo - assim como a essência de amêndoas (meu pai até achou que era bolo de amaretto - portanto, se você não gostar tanto deste sabor, sugiro que diminua a quantidade de essência de amêndoa). É um bolo denso, e aconselho vocês a visitarem a receita original da dorie, que pode ser lida aqui. :)

Bolo de limão siciliano e amêndoas (Swedish Visiting Cake)

1 xícara de açúcar, mais extra para salpicar
Raspas da casca de um limão siciliano
2 ovos grandes
1/4 colher (de chá) de sal
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (de chá) de extrato de amêndoas
1 xícara de farinha de trigo
8 colheres (de sopa) de manteiga sem sal, derretida e fria
Cerca de 1/4 xícara de amêndoas fatiadas

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte uma forma de 9 polegadas (cerca de 23 centímetros), que pode ser uma panela de ferro fundido, uma frigideira pesada, forma de pizza ou outro refratário (como eu só tinha formas redondas maiores, usei uma forma quadrada).

Numa vasilha média, junte o açúcar e as raspas de limão siciliano, usando seus dedos, até que o açúcar fique úmido e aromatizado. Junte os ovos, um por vez, até que bem misturados. Adicione o sal e os extratos e misture bem. Utilizando uma espátula, adicione a farinha. Por último, junte a manteiga derretida.

Coloque a massa na forma e nivele a superfície com uma espátula. Jogue as amêndoas fatias por cima, e salpique com um pouco de açúcar. Se você estiver usadno uma forma de bolo ou tortas, coloque-a sobre uma forma de metal.

Deixe no forno por 25 a 30 minutos, ou até dourar e ficar com aparencia de crocante por fora; o interior se manterá úmido. Remova a forma do forno e deixe o bolo esfriar por 5 minutos, e depois passe uma faca nas suas bordas e parte inferior do bolo para soltá-lo da forma. Você pode servi-lo quente ou frio, diretamente na forma ou em travessas para servir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
BlogBlogs.Com.Br